sábado, 6 de setembro de 2014

Programa Educação Para o Trânsito

O Departamento municipal de trânsito de Carlinda, através do programa educação para o trânsito, desenvolveu varias atividades na cidade de Carlinda ,os trabalho realizado foram de conscientização para o trânsito através de panfletos educativos, abordagem sócio educativa aos condutores de veículos, conforme menciona o programa iniciou o processo de municipalização, e criou o conselho municipal de trânsito a JARI, a guarda municipal, o programa foi apresentado ao CONSEG de Carlinda, as primeiras lombadas foram criado através do programa, sito em frente a radio continental, posto de gasolina nova aliança, dois perto da serialista Trentini, panificadora pão de açúcar, mercado do povo, placas de sinalização, sinalização de rua. Este foi um trabalho realizado através de parceria com o conselho estadual de trânsito, e o conselho municipal de trânsito de Tangara da Serra. 
 


Estado de Mato Grosso
Prefeitura Municipal de Carlinda
CONSEG- Conselho Municipal de Segurança Pública.



Programa Educação Para o Trânsito





Carlinda, MT
Setembro de 2011



                                                      Proposta de trabalho
                                                            educação para o trânsito
                                                              apresentado ao CONSEG.
                                                          Autor: Sérgio Santana de Oliveira    

                                                                                                                             
Justificativa:

Atualmente o mundo tem apresentado várias mudanças num ritmo acelerado alterando significamente a historia da humanidade. Neste ritmo,  surgem  para beneficio do homem em toda a sua história de vida, os veículos automotores como um dos principais  ícones do desenvolvimento da sociedade moderna. Ultimamente estamos vivendo um período de acidentes automobilístico em escalas surpreendente. O que conseqüentemente gera uma situação conflitante entre os motoristas. Um dos fatores que vem contribuindo para o agravamento desse conflito é a imprudência dos motoristas, que ignoram as leis, normas e procedimentos. O que acaba provocando tragédias tirando vidas de centenas de pessoas.
Diante desses conflitos, surge  então, a necessidade de se trabalhar com mais afinco e atenção as leis, regras e procedimentos no trânsito, utilizando as escolas como multiplicadores. Este trabalho inclui palestras educativas de trânsitos em salas de aulas, para que no futuro tenhamos novos condutores de veículos que respeite nossas leis de trânsito, assim contribuindo para um trânsito melhor, mais humano. Com isso o Departamento Municipal de Trânsito de Carlinda, dará continuidade nos Programa de Educação Para o Trânsito nas escolas municipais, estaduais e privadas. Tendo como objetivo principal conscientizar os alunos para realidade do trânsito em nossa cidade. Aplicando também aos educadores uma formação de novos multiplicadores nesse trabalho primordial para os municípios que é a conscientização para o trânsito. Acreditamos que o Departamento Municipal de Trânsito de Carlinda, está preparado para realizar  trabalhos educativos, com a colaboração e parceria do setor educacional contribuindo para a melhoria do trânsito em Carlinda, diminuindo a imprudência dos motoristas que transitam nas vias públicas de nossa cidade.

Objetivo Geral:
Promover capacitações para uma melhor compreensão da situação do trânsito no município de Carlinda.
Objetivos Específicos:
Proporcionar aos professores capacitações sobre o Programa Educação Para o Trânsito em Carlinda.
Oferecer aos estudantes atividades interdisciplinares com a temática voltada ao trânsito.
Estratégia de Ação:
Os trabalhos serão divididos em duas partes;
Primeira parte com os profissionais da educação;
Palestras com;
Equipe do DETRAN;          
Médicos;
Bombeiros;
Policia Militar;
Psicólogos;  
Cursos Oficinas;
Leis de Trânsito;
Direitos e deveres do motorista;
Direitos e deveres do pedestre;
Sinalização de rua;
Projetos alternativos;
Propostas educacionais;
Situação dos veículos.
Segunda Parte, com o estudante:
Palestras com:
Equipe do DETRAN;
Médicos;
Bombeiros;
Policia Militar;
Psicólogo;
Vitimas do trânsito;
Atividades Culturais
Concursos de:
Paródias; Poesias;
Teatro;
Redação;
Cartazes.
Execução:
CONSEG;
Equipe do Órgão Municipal de Trânsito;
Equipe do DETRAN;
Parceria:
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal do Bem Estar Social;
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal de Obras e Urbanismos;
Policia Militar;
CDL de Carlinda;
Agente de trânsito;
Assessoria Pedagógica.
Recursos Instrumentais:
Impressos:
Apostilas;
Textos Informativos;
Documentários do trânsito em Carlinda;
Audiovisuais:
Filmes Educativos;
Transparência;
Álbum Seriado;
Data show;
Produção de vídeo, e fotografia
Espaço Físico:
Sala de vídeo.
Material:
Item                Histórico                                               P.Unit.             Valor Total

Impressos

  • 1000 Informativos 
  • 04 Banner  1.20x90 vista                          
  • Panfleto                                                
  • Total                                                           
Audiovisuais
  • 05                   Filme Educativos  DVDs
  • 01                   Documentários em DVDs                 R$                         Subtotal 
Hotel
                                hospedagem
                                Refeição
                                Veiculo
                                 Total.....................................................................................R$ 

     
Fotos: Processo de constituição da JARI, Municipalização.

Municipalização:
O Departamento Municipal de Trânsito de Carlinda, está equipado para atender o público com qualidade. O prefeito municipal através do programa educação para o trânsito, em parceria com o conselho estadual de trânsito, esta viabilizando juntos aos órgãos mencionado a possibilidade da integração para municipalização de Carlinda. Sendo aprovado pelos órgãos competente fica de responsabilidade do município as rodovias municipais. Através do departamento municipal de trânsito, é de responsabilidade do mesmo em parceria com o detran em Cuiabá, na execução de todas sinalização e placas nas ruas, faixa para pedestre, lombadas etc; realizar este trabalho em parceria com a polícia militar, comunidade escolar, demais órgão, assim temos consciências que no futuro temos melhor condutor de veículos no trânsitos. Trabalho realizado na gestão do prefeito Orodovaldo A. de Miranda, na cidade de Carlinda – Mato Grosso.
 Vídeo

Agradeço, aos meus amigos pelo vídeo da Guarda Municipal de Tangara da Serra.
A vida nos reserva mais uma oportunidades, para realizar os nossos trabalho, temos que saber aproveitar as oportunidades, por isso realizamos os nossos trabalhos com muito carinho, ficamos torcendo pelo seu sucesso hoje e sempre. Que você faça mais história maravilhosas como este vídeo. Blog: www.ssovideo.blogspot.com

Fotos de alguns trabalho realizado pela agência municipal de trânsito de Carlinda, entre 2005 e 2008, fotos que está em sequência conforme foram desenvolvidos os trabalhos, existe algumas fotos de baixa qualidade, alguns trabalho que não foram registrado por falta de máquina fotográfica, foram realizado palestra através do Programa Educação Para o Trânsito, “ escola Padre Geraldo, Boa Sorte, Frei Caneca, Joaquim Nabuco, Manoel Bandeira, Tancredo de A. Neves todas ficaram sem registrar”, Creche Iraci Francisco Cabral a única que foi registrada segue em sequência as fotos. Primeiro a foto aérea de Carlinda, segunda creche, terceira Av Tancredo de A. Neves, quarta trabalho realizado em parceria com a polícia militar e guarda municipal, abordagem de conscientização para o trânsito, quinta entrega de panfletos, trabalho de segurança na faixa de pedestre, horário de atividades escolar, trabalho brilhante pela agência municipal de trânsito, primeira placa de sinalização conforme foto trevo, com sentido Alta Floresta, Cuiabá, ruas de Carlinda, primeira sinalização de faixa e cruzamento de pedestre nas ruas de  Carlinda, primeiras lombadas de Carlinda, em frente mercado do povo, panificadora pão de açúcar,  radio continental, posto de gasolina Santa Helena, duas em frente cerealista Trentini,  Trabalho realizado na gestão do prefeito Orodovaldo A. de Miranda, na cidade de Carlinda – Mato Grosso.  Blog: www.ssovideo.blogspot.com

                               Fotos
  












Um comentário: